segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Intolerância Alimentar


Intolerância Alimentar

O que é a sensibilidade alimentar?

A sensibilidade alimentar pode dividir-se em duas partes: uma é a alergia e outra a intolerância.
alergia alimentar, traduz-se numa reação vigorosa e inapropriada pelo sistema imunitário, do organismo, à ingestão de alimentos que não causam efeitos adversos na maioria das pessoas. Quando somos alérgicos a um alimento, normalmente sabêmo-lo, tal é a evidência da reactividade que a ingestão desse alimento nos causa.
intolerância a um alimento, é uma reacção anormal, geralmente continuada e de baixa reactividade. Ao contrário de uma alergia alimentar onde o sistema imunitário é activado, a intolerância pode ocorrer tão só pela falta de uma enzima necessária para a digestão de um componente/parte de um alimento, tendo como resposta uma inflamação crónica.
A exposição continuada pela ingestão de determinado alimento pode levar a situações que, numa primeira análise, nunca seriam relacionadas com a alimentação, tais como: obesidade, emagrecimento excessivo, stress, acne, enxaquecas, artrite, letargia, rinite, cansaço crónico, entre outras.

A análise de intolerância alimentar

Ao contrário da crença popular, nem todos os alimentos que ingerimos são completamente digeridos antes de entrarem na corrente sanguínea.
A intolerância pode dar sintomatologia visível ou não, ou pode dar sintomatologia que dificilmente relacionamos com intolerancias alimetares como fadiga, dores de cabeça, flatulência, ansiedade, depressão, dores articulares e outras.
Pode surgir até 30 horas passadas da ingestão do alimento, podendo não existir reações dérmicas.
Calcula-se que cerca de metade da população sofra de Intolerâncias Alimentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário